Inicial Quem Somos Nossos Serviços Clientes Parceiros Contato

Custo Industrial - Sistema EP


Voltar





Custo Industrial - Sistema EP - esforço de produção em parceria com a Tecnosul Consulting Ltda.
Um grande industrial francês assim definiu a atividade industrial: “A empresa nada mais é do que uma diferença: aquela entre seus preços de venda e seus preços de custo”. Visto sob este ângulo, os custos assumem um aspecto bem diferente: o de instrumentos básicos para uma gestão positiva de uma empresa.
Mas, este instrumento básico, os custos, são geralmente confiados a funcionários subordinados sendo seus resultados tomados como aparecem e assim utilizados, quando, os custos são a própria vida da empresa e como tais deveriam merecer toda a atenção dos próprios dirigentes que deveriam dedicar sua máxima atenção a eles.
Os custos são fruto de tudo o que acontece nas fabricações: suprimentos, cadência, produtividade, desperdícios, gastos excessivos, qualidade deficiente, projetação imperfeita e muitos outros fatores. Todos eles se reúnem no custo. Não há, nos contextos industriais, índice mais sintético e resolutivo do que o custo; ele vai dizer se a empresa é ou não competitiva, se ela vai ou não vender, se ela vai ou não lucrar.
Mas os custos da produção são a soma algébrica (positivos menos negativos) dos custos de cada produto e esta é a dificuldade fundamental a resolver. O conhecimento rigoroso dos custos de cada produto, um por um, permite manter um “product-mix” ou combinação de produtos, de maneira que ela seja, no seu conjunto, a mais rentável possível.
Há sempre produtos que ganham mais, e outros menos; alguns que perdem dinheiro, e assim, prejudicam os outros. Muitas e muitas vezes estes lucros e perdas individuais para cada produto ficam escondidos num mar de papéis, mapas fenomenais, cálculos astronômicos manuais ou por computador, etc. Os números apresentados, depois de tanto bizantinismo, esforço e papelada, são imprecisos e, por isto, muito perigosos.
Um paradoxo que foi moda anos passados era: “Um dirigente é uma pessoa que deve tomar decisões corretas baseando-se em informações erradas”, e isto acontece a cada dia na área dos custos em muitas e muitas empresas.
O que é, então, custo? Nada mais do que a soma dos gastos de transformação, mais matérias-primas, para fabricar um produto. Os outros gastos são despesas de estrutura da empresa e despesas de distribuição. Isto está em harmonia com os princípios do “direct cost”, sem as minúcias de detalhe. E, hoje, o “direct cost”, como critério é adotado pela grande maioria das boas empresas industriais.
Dos autores: Franz Allora e Valério Allora

 

Copyright © 2008 - Dotti Consultores Financeiros Limitada - Todos os direitos reservados